domingo, 1 de março de 2009

Ford Maverick GT Fase I

Em 20 de Junho de 1973 é lançado o Ford Maverick duas portas versões Super, Super Luxo e GT. O Super e Super Luxo vinham com seis cilindros em linha de 3.016 cm3 com 112 HP (SAE) que era na verdade ume evolução do velho propulsor Aero-Willys. A transmissão de quatro marchas à frente, tinha alavanca na coluna de direção, porém facilmente adaptável ao assoalho.


O GT, versão esportiva e mais cara da linha era equipado com um V-8 de 30 polegadas cúbicas (4.950 cm3) e 197 HP (SAE) de procedência norte-americana, tendo sido inclusive utilizado em algumas versões do lendário Mustang.Com câmbio manual de quatro marchas e alavanca no assoalho, sobre o túnel central, o V-8, alimentado por capturador de corpo duplo, era disponível opcionalmente também para as outras versões. Sobre esse motor existe um fato interessante. Foi produzido na fábrica da Ford em Dearbon, Michigan, nos EUA e todos os destinados ao Maverick brasileiro teriam sido de lá. Mas, por aqui chegou a ser chamado também de “canadense”, porque a exportação para o Brasil era efetuada através de Windsor, no Canadá. Ou seja, o 302-V8 chegavam aqui vindos do Canadá, mas era mesmo “Made in USA”. Para o mercado norte-americano, existiu realmente o motor denominado “302 Windsor”, aplicado em algumas versões do Mustang, mas nunca foi enviado à Ford brasileira para equipar o “nosso” Maverick.


Como a versão esportiva da linha Maverick,m o GT trazia muitos detalhes diferenciados e exclusivos. Externamente, faixas decorativas pretas no capô, laterais e traseira. No ressalto central do capô, pintura preto-fosco, contornada por um filete, até o friso inferior do pára-brisa. Nas laterais, as faixas eram adesivas, aplicadas logo abaixo do vinco da carroceria, interrompidas pelas aberturas das rodas, e sempre envolvidas por filetes. Na frente próximo ao pára-choque, as faixas traziam vazadas, em ambos os lados, a identificação “302-V8” (na cor do carro).

A pintura em preto-fosco abrangia também o painel traseiro, entre a tampa do porta-malas e o pára-choque, e um filete horizontal percorria toda a parte inferior da aba da tampa do porta-malas, prolongando-se aos contornos laterais da traseira. A grade dianteira do GT, na cor preta,de plástico com elementos horizontais e verticais com emblema “GT” ao centro referendo aos Maverick GT Fase I, bem como as características de ter no capô pinos cromados e presilhas, para evitar a sua eventual abertura indesejada com o veículo em movimento. Nas laterais dos pára-lamas dianteiros o logotipo “Maverick” cromado, seguido da plaqueta metálica retangular contendo bandeira quadriculada e as letras “GT” em fundo vermelho.
O espelho retrovisor externo com carenagem em forma de cone também em preto fosco, completava o visual esportivo. As colunas das portas e janelas basculantes traseiras, bem como as calhas de chuva nas laterais o teto, eram cobertas com moldura de aço inoxidável, como na versão Super Luzo. AS rodas e pneus do Maverick GT fase I eram também exclusivas sendo com aro de 14 polegadas e a tala 6 polegadas (de 5 nas outras versões), as rodas vinham com pneus Firestone Wide Oval D70 S14, com letras salientes, porém do tipo convencional (diagonal). As calotas de aço escovado, com as letras “FORD” (três vezes) formando círculo, e contornadas por um rebaixo em preto-fôsco (como as letras) eram as mesmas do Maverick Super (básico),. Mas o GT apresentava também sobre aros, igualmente de aço escovado encobrindo as bandas das rodas. Internamente o GT era semelhante ao Super. No painel a diferença é o conta-giros instalado na coluna de direção, e a plaqueta “GT” na tampa do porta-luvas.


O volante de dois raios, também era o mesmo da versão Super, porém com o contorno revestido de material plástico para melhor empunhadura. O Gt. vinha com bancos dianteiros individuais de encostos que chegavam até a altura dos ombros, o revestimento em padrão curvim preto, igual ao modelo Super com a parte central de textura mais rugosa e costuras formando gomos horizontais.Entre os bancos um console com porta-objetos aberto contendo relógio elétrico sanfona de borracha com camadas retangulares envolvendo a alavanca de câmbio e ainda na console a frente da alavanca de câmbio a tecla de acionamento dos faróis de neblina. Na manopla da alavanca uma plaqueta metálica indicando as marchas. Outro fato curioso é o fato que para retirar as chaves do contato é preciso engatar a ré para fazer a retirada da chave deixando a alavanca de câmbio e volante travados. A parte interna inferior do GT era revestida de material do tipo buclê em preto, como no Super Luxo e a forração interna do teto totalmente de plástico na cor preto.

Na época do lançamento o Maverick GT custava Cr$ 40.000,00, o que na época representava quase o dobro de um corcel cupê Standard, tambémCALCULO PARA TAXA DE COMPRESSÃO

Cylinder Head Volume (cc) :original nacional de camara pequena 58, se for de camara grande 64;
Piston Head Volume (cc) = dado fornecido pelo fabricante Gasket Thickness (in.) = (.041 ou .039) fel-pro (.038) mr gasket
Gasket Bore (in.) = 4.100
Cylinder Bore Diameter (in.)
=
4.000 (adicionar a medida que seu bloco vai, mas no caso do 302 é quase certo que va para 4.040)Deck Clearance (in.) =
altura que sobra do deck do motor com o piston em pms, se fizer zero deck = 0.001, se não vai depender do seu pistons e bielas, como tb do eixo (stroker ou original), se der algum passe na face do bloco...
Stroke (in.) = 3.00 para 302, 3.25 para 331, 3.4 para 347
abdc:
vai depender do seu comando.