domingo, 20 de setembro de 2009

Dicas de Preparação II


A preparação aspirada de um motor de grande capacidade cúbica e pouca potência específica como o V8 do Maverick surte efeitos bastante positivos, pois o motor dispõe de muito torque e não sofre com a perda de força em baixa rotação provocada pelo veneno.
A associação de um comando mais bravo a um carburador de maior vazão é ideal para quem não quer uma marcha-lenta embaralhada, nem respostas lentas ao comando do acelerador. Os dois venenos se complementam, pois o comando mais bravo deixa o fluxo de gases com pouca inércia -- devido ao grande levantamento das válvulas e aumento da área de passagem do ar, efeito semelhante ao que ocorre em um motor multiválvula --, o que reduz o enchimento da câmara de combustão e provoca o embaralhamento no regime de baixa rotação. Um carburador de maior vazão restringe menos o escoamento e permite um enchimento melhor da câmara em baixa rotação, o que minimiza o embaralhamento. Em regime de alta rotação os dois componentes combinados permitem maior vazão de ar e combustível, com ganho significativo de potência.
Um comando compreendido entre 275° e 290° de duração deve surtir o efeito desejado, Eduardo, sem prejudicar os regimes de baixa rotação. De qualquer forma, o V8 do Maverick suporta sem problemas de torque comandos de até 305°!

Para o motor do Maverick há outra dica importante. Como este motor foi utilizado numa época em que nossa gasolina tinha menor octanagem, sua taxa de compressão (7,5:1) é bastante baixa para o combustível atual, que possui álcool em sua composição e maior octanagem. A elevação dessa taxa de compressão para 8,5:1, 9:1 ou mesmo 9,5:1 só trará vantagens em torque, potência, emissão de gases e consumo, com um risco muito baixo para o motor.
Existem diversos carburadores quadrijet, com várias capacidades de vazão (dadas em CFM, cubic feet per minute ou pés cúbicos por minuto). Como o leitor não informou qual deseja usar, simulamos duas preparações: uma com comando de 275°, elevação da taxa de compressão para 9:1, quadrijet de 600 CFM e coletor de admissão apropriado; e outra com comando de 290°, elevação da taxa de compressão para 9,5:1, carburador quadrijet de 650 CFM, coletor de admissão apropriado e dois coletores de escapamento dimensionados (4 em 2).
A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.